Obituário

Morre ex-vereador do PDT

Marcelo Martins

"

Morreu em Santa Maria, nesta terça-feira, o ex-vereador do PDT Miramal de Mattos, 84 anos. Ele estava internado no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Recentemente, ele havia sofrido um AVC. A causa da morte, conforme familiares, foi falência múltipla dos órgãos. O pedetista será velado, a partir das 22h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. O enterro ocorrerá, às 14h, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Filiado e militante histórico do PDT, Miramal foi um dos nomes mais atuantes da sigla santa-mariense nas décadas de 70, 80 e 90. Ainda durante a ditadura militar (1964-1985), Miramal foi perseguido por militares que o classificaram como "subversivo", relata o neto Rafael.

Ainda no primeiro ano do governo Osvaldo Nascimento, de 1976 a 1982, Miramal foi chefe de Gabinete e, posterior, foi secretário de Viação e Transportes do município. Entre 1983 a 1988, ele foi vereador. Nesse período, também foi presidente do Legislativo santa-mariense. Além de secretário e vereador, o pedetista atuou como vice-presidente da então Caixa Econômica Estadual (hoje extinta). Miramal contabilizou passagens pela Assembleia Legislativa gaúcha. Ele foi chefe de Gabinete, em períodos distintos, dos deputados Renan Kurtz e João Luiz Vargas, ambos do PDT.

Miramal era viúvo. No ano passado, a esposa dele, Celene Malaquias Borba de Mattos, morreu. O casal teve três filhos: João Antônio de Mattos, 58, Rubimar de Mattos, 55, Liamar Medianeira de Mattos, 49. Além de quatro netos. Ainda criança, Miramal deixou a sua cidade natal, Cruz Alta, e veio fazer a vida em Santa Maria, relata o neto.

O gosto pela política e a admiração dos ideais brizolistas eram a bandeira do ex-vereador, diz o neto:

A bandeira da educação e a defesa dos trabalhadores eram presentes em sua vida. Quando o assunto era família, era um avô, pai e marido carinhoso. Foi com muito pesar que o prefeito Cezar Schirmer recebeu, nesta terça-feira (11), a notícia do falecimento do ex-vereador, Miramal de Mattos. Histórico pedetista, Mattos presidiu a Câmara de Vereadores de Santa Maria nas legislaturas de 1983 e 1984, e concluiu o seu mandato parlamentar em 1988. "Miramal de Mattos foi um grande vereador, uma liderança política exemplar e um homem de grandes serviços prestados à cidade. É uma enorme perda para a política santa-mariense", lamentou o chefe do Executivo.

Prefeitura decreta luto por morte de ex-vereador

Em virtude da morte de Mattos, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) decretou luto oficial de um dia no município. O peemedebista que conheceu Miramal lamentou a morte:

Miramal de Mattos foi um grande vereador, uma liderança política exemplar e um homem de grandes serviços prestados à cidade. É uma enorme perda para a política santa-mariense", lamentou o chefe do Executivo.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Brigada irá monitorar reunião que analisará tarifa em Santa Maria

Próximo

Dupla armada invade mercado em Santa Maria e leva mais R$ 11 mil

Política